Hábitos de Uma alimentação saúdavel

10 Dicas para uma Alimentação Saudável

20 Dicas para uma Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas. Uma boa dieta deve ser variada e por isso rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.

Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta de proteínas, gorduras boas, carboidratos, aminoácidos, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, gorduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. Quanto mais variada for a alimentação, melhor. Tudo deve ser consumido em moderação, nada em excesso. Saiba Mais em www.marinaogledi.weebly.com

Comer melhor com certeza é uma das mais importantes dicas

O cuidado com o que vai no seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, concluíram que consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) reduz o risco de males cardíacos entre 26% e 38%, quando consumidos cinco vezes por semana. Elas são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim e evitam a formação de placas de gordura que obstruem as artérias. O Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, comprovou que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, quando passaram a comer peixe pelo menos duas vezes por semana, graças a presença do ômega 3.

Veja 10 dicas para melhorar sua alimentação:

20 Dicas para uma Alimentação Saudável
  1. Inclua alimentos anti-inflamatórios na sua dieta, eles podem te livrar de várias doenças.
  2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo os alimentos.
  3. Inclua de 1 a 2 porções de frutas diariamente.
  4. Com relação às carnes, tente variar os tipos durante a semana (peixe, frango, peru, contrafilé, porco) e de preferência consuma apenas uma vez ao dia.
  5. Inclua gorduras saudáveis como coco, abacate, mateiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3.
  6. Para lanchinhos intermediários opte por: batida de abacate com cacau, mix de castanhas, frutas, uva passas, batida de frutas vermelhas, chocolate acima de 70% de cacau.
  7. Ao invés do açúcar refinado, utilize xilitol, açucar de coco ou melado.
  8. Diminua a quantidade de bebidas açucaradas, inclua mais suco verde, chás, suco de fruta e água.
  9. O café é muito saudável, mas não exagere; tome no máximo 3 xícaras ao dia.
  10. Quer deixar de consumir algum alimento? Não compre-o! (simples, mas funciona bem)

Essas dicas são bem simples, se inseridas aos poucos no seu dia a dia, com o tempo seu bem-estar estará nas alturas.